PRESSKIT ou Kit de Imprensa é uma ferramenta essencial para ser aplicada na estratégia comunicativa de um artista. Na prática, essa ferramenta é um instrumento de divulgação que agrega valor ao que está sendo anunciado e reúne diversos materiais para informar sobre um produto específico. Dessa forma, na música eletrônica, o PRESSKIT é o cartão de visitas do DJ. Quanto mais material estiver disponível para agregar valor ao kit, mais fácil será a divulgação do artista nos eventos e na imprensa.
O PRESSKIT é fundamental para todo DJ e produtor musical que queira profissionalizar sua carreira. Esse material é utilizado em ocasiões específicas e fortalece a marca do artista no mercado. Saber montar um bom PRESSKIT garante um bom posicionamento e facilita a relação com os contratantes e com a imprensa. Pensando nisso, preparamos algumas dicas que vão ajudar você a montar o seu PRESSKIT de maneira profissional e focado no mundo da música eletrônica.
1. FOTOS
Uma das tarefas mais importantes para um bom PRESSKIT são as produções de fotos profissionais. Muitos DJs e produtores negligenciam a importância dessa etapa no momento de montar seu material. Invista em um estúdio de fotografia profissional especializado nessa tarefa. Além disso, é importante ter em mente qual o destino dessas fotografias. Caso seu objetivo seja a produção de um Presskit para enviar para contratantes, lembre-se de produzir fotos que sejam adequadas para encaixar em flyers e em materiais de divulgação dos eventos. Para outros meios de divulgação, como redes sociais e matérias na imprensa, as fotos podem ter um viés menos específico e muitas vezes até mais criativo.


2. PRESS RELEASE
O chamado PRESS RELEASE, ou comunicado de imprensa, assim como as fotos, é um dos materiais mais importantes na montagem de um PRESS KIT. O release é uma espécie de “resumo” do seu trabalho. É nele em que estarão as informações mais relevantes sobre o seu projeto de maneira clara e objetiva. Lembre-se, evite “encher linguiça” no Press Release. Seja extremamente objetivo e verdadeiro ao produzir o texto que irá apresentar o seu projeto para a imprensa e para os contratantes. Caso não saiba como fazer esse material, contrate um especialista para agregar valor e produzir com mais profissionalismo esse conteúdo.

3. PRODUÇÕES MUSICAIS E AUDIOVISUAIS
A essência do seu trabalho é a sua música! Ter disponível nas plataformas digitais o principal produto do seu projeto é uma tarefa primordial. Suas músicas ou seus sets devem ser incluídos em seu PRESSKIT, bem como suas produções audiovisuais, como, por exemplo, lives ou aftermovies de festas que você já tenha tocado. Esses materiais podem ser úteis para o contratante utilizar em algum material promocional que vá ajudar a divulgar de maneira mais dinâmica seu evento nas redes sociais. Caso você seja produtor musical, disponibilize o link para suas principais plataformas onde suas músicas estarão acessíveis.


4. LINKS ÚTEIS E CONTATOS
Hoje em dia, uma das principais forças de um DJ e de um produtor musical de sucesso são suas redes sociais. É importante que sejam disponibilizados os links para suas principais redes e que elas estejam sempre atualizadas. Informações de contato, como telefone e e-mail, por exemplo, também devem ser acrescentadas para que o contratante possa facilmente se manter conectado a você. Nessa seção, caso você trabalhe com um manager ou um agente, coloque também os contatos desses profissionais.
5. COMO ORGANIZAR ESSE MATERIAL
Agora que você tem as principais informações necessárias para produzir um PRESSKIT é necessário organizar esse material. Existem muitas maneiras de apresentar seu kit para os contratantes e para a imprensa, porém iremos abordar uma das formas mais eficazes e mais utilizadas no mundo da música eletrônica. Sites que organizam as pastas e permitem o fácil acesso a esse material como o “Google Drive” e o “Dropbox” são os mais utilizados em nosso mercado. Lá, procure separar seu material por pastas e por seções, a fim de facilitar o trabalho de quem estiver analisando o projeto. Organize suas fotos e seus vídeos por objetivos (por exemplo, fotos de eventos em uma seção e fotos para flyers em outra), disponibilize os links em documentos nomeados e estruture seu PRESSKIT de forma que cada conteúdo que seja facilmente identificado.
