Uma gravadora tem um papel muito importante na hora do lançamento de um single. Essa pode ser uma difícil escolha para o artista, pois envolve todo um trabalho de marketing para que se tenha o melhor alcance da música ou do álbum, porém nem tudo se resumo a dinheiro e alcance.
Muitas gravadoras são conhecidas e adoradas devido à sua essência e a qualidade do seu trabalho, assim é muito comum ouvir “essa música é a cara de tal gravadora”. Isso ocorre após anos de mercado com lançamentos que condizem com a proposta da gravadora, e um dos melhores exemplos disso talvez seja a Defected Records, gravadora londrina referência em House no mundo.
Separamos aqui algumas gravadoras que tem chamado muito a atenção do público nos últimos anos. Lembrando que essas gravadoras não são melhores ou piores que as outras, apenas possuem um trabalho interessante que vale a penar ser compartilhado.
AFTERLIFE RECORDINGS
Para começar não poderíamos deixar de citar a Afterlife Recordings, a label do Duo Tale of Us. A Afterlife ganhou mais destaque junto com a ascensão do Techno Melódico nos últimos anos, contando com nomes que também estouraram nas plataformas de streaming como Artbat, Innellea, Adana Twins, Adriatique, Patrice Baumel, Mathame, e claro, o próprio duo Tale Of Us.
A gravadora ainda realiza diversos eventos ao redor do mundo que são famosos pelos seus line ups e por palcos que chamam atenção por sua beleza.
Confira agora esse show do Tale of Us em Dubai e percaba o nível da imersão áudio visual proposta pela Afterlife.
ANJUADEEP E ANJUNABEATS
A Anjunabeats foi fundada por Jonathan Grant e Paavo Siljamäki, do Above & Beyond, no ano 2000, em Londres. A gravadora tinha como foco principal o Trance, o que sofreu uma alteração em 2005. Ao todo já são mais de 12 compilações e diversas edições do “Group Teraphy”, rádio show comandando por Above & Beyond.
Em 2005 a gravadora decidiu expandir o selo e criar a Anjunadeep, com foco em sons melódicos e mais suaves, voltada para o deep house, progressive house, melodic house e melodic techno.
Confira agora essa belíssima apresentação do Above & Beyond.
ARMADA MUSIC
Armada Music é hoje a maior gravadora de Trance do mundo, fundada em 2003 pela lenda do Trance Armin van Buuren, juntamente com Maykel Piron e David Lewis, em Amsterdã. A gravadora é responsável por lançar grandes clássicos do Trance, dentre eles temos o maior destaque Communicatio, de Armin van Buuren, destaque nas rádios do mundo em 2006, inclusive entrando no chart da Billboard.
A gravadora nunca parou de crescer, atualmente são 25 selos da própria gravadora, dentre os mais famosos podemos citar o A State Of Trance, que hoje, possui mais de 1000 episódios do seu rádio show.
Ouça agora a Playlist TOP 100 da Armada Music no Spotify.
DEFECTED RECORDS
Queridinha dos fãs da House Music, a Defected Records foi fundada em 1998, em Londres, por Simon Dunmore e Janet Bell. A gravadora criou ainda mais 3 selos, ITH Records, especializada em compilações, Fluential Records, criada para promover novos artistas, e Spectrum, que foi extinta logo no ano seguinte a sua criação.
Ouça agora a seleção 2021 da Defected Records no Spotify
SPINNIN’ RECORDS
A Spinnin Records pode não ter uma essência em gênero musical, porém é uma das gravadoras mais importantes na EDM. Fundada em 1999 por Eelko van Kooten e Roger de Graaf, a gravadora possui 15 selos, dentre os mais famosos estão a Doorn Records de Sander van Doorn, a Heldeep Records de Oliver Heldens e a Musical Freedom de Tiësto.
A Spinnin tem um grande foco na EDM, dentre seus generos de destaque, a gravadora hoje é referencia no Big Room, uma sub vertente do House. São diversos os nomes que já passaram pela gravadora, dentre eles Martin Garrix, Steve Aoki, Dimitri Vegas e Like Mike, Afrojack e vários outros.
Ouça agora a Playlist top 100 Tracks da Spinnin’ Records no Spotify