Há 3 anos, o dia 20 de Abril ficou marcado, mundialmente, pela morte do renomado DJ Sueco, Tim Bergling – mais conhecido como Avicii. A proximidade dessa data faz com que a gente relembre a urgência e a importância de se falar sobre a saúde mental, entre os profissionais da música.
Sobretudo, quando levamos em consideração a pandemia pela qual o mundo tem passado, tal pauta se torna ainda mais necessária de ser abordada. O isolamento social, somado à paralização total do setor de eventos, são fatores que potencializam os problemas relacionados à saúde mental dos que trabalham no ramo.
Para termos uma noção melhor dessa realidade, uma pesquisa realizada pela USP, em Março de 2021, reuniu dados coletados em universidades de 11 países, para saber o nível de ansiedade e depressão que as pessoas enfrentam, durante a pandemia. E o Brasil lidera o número de casos . Os níveis de ansiedade estão em 63%, e de depressão em 59%.

Os prós e contras da agitada rotina dos DJs
Desde que a pandemia começou – há pouco mais de um ano – todos os profissionais, envolvidos com eventos, se viram paralisados. Acostumados à uma rotina intensa, repleta de gigs, entrevistas, turnês, viagens, poucas horas de sono etc., de uma hora para a outra, tudo mudou.
Nesse meio tempo, tiveram pouquíssimas alternativas que permitiram a continuidade dessas atividades.
A interrupção repentina, em um dia-a-dia normalmente tão dinâmico, afeta diretamente quem vive no universo musical. A DJ de Psy Trance Ekanta, comentou em sua entrevista para o Portal B2B sobre o estranhamento que essa paralização causa, em quem normalmente vive uma realidade completamente oposta.
“Para nós DJs, que levamos uma vida dinâmica, de viagens, foi difícil ter que parar com esse ritmo todo, de uma vez.”
DJ EKANTA
Ao mesmo tempo que essa dinamicidade do setor de eventos é algo tão familiar para os DJs, ela também pode ser extremamente prejudicial para a saúde dos artistas, que lidam com ela diariamente.
Tomando o caso de Avicii, como exemplo. Foi justamente essa rotina intensa do DJ que agravou os problemas psicológicos que Tim já possuía.
Longas horas de viagens, seguidas de apresentações, junto com a pressão para seguir produzindo e se mantendo no topo, causaram uma realidade caótica, tanto física quanto mental, para o DJ. Atrelados a isso, ainda existia o excesso de álcool e analgésicos, que pioraram consideravelmente a situação de constante stress, pela qual o artista vivia.



Vários elementos da vida profissional dos artistas podem desencadear o que se conhece como “Síndrome de Burnout”, que leva a esse esgotamento – mental, físico – do indivíduo. E ela pode causar danos irreversíveis.
A trágica história pela qual Tim (Avicii) passou, incentivou seus familiares a criar a “Tim Bergling Foundation”. A fundação tem como objetivo dar suporte à entidades/pessoas que trabalham com a saúde mental e prevenção de suicídios. Além disso, ela ainda expande sua atuação para outras áreas, pelas quais Tim tinha interesse – preservação de espécies em extinção, mudanças climáticas etc.
Ainda esse ano, também será lançada uma biografia, sobre a vida do DJ, “Tim: the official biography of Avicii”. Escrita pelo jornalista Mans Mosesson, a publicação foi autorizada pela família de Tim e terá todos os lucros destinados à Tim Bergling Foundation.
Saúde mental: uma pauta cada vez mais comum
Com o passar dos anos, esse assunto tão delicado, que é o da saúde mental, vem deixando de ser um tabu. Gradativamente, ele está sendo colocado sob os holofotes.
Cada vez mais DJs se sentem confortáveis para compartilhar suas próprias experiências – que envolvem ansiedade, depressão e vícios. Juntamente, novas iniciativas que buscam auxiliar os profissionais do ramo musical a terem uma qualidade de vida melhor, surgem.
É importante relembrar que não é motivo de vergonha se sentir sobrecarregado, e também não é motivo de vergonha precisar de ajuda.


Uma iniciativa que vale ser citada é a da AFEM (Association For Electronic Music), que lançou, no dia 10 de Outubro de 2019 (Dia da Saúde Mental), o “The Electronic Music Industry Guide To Mental Health” . O guia trata sobre a saúde mental, voltado especialmente para quem trabalha no universo da música eletrônica.
Nele, são abordados diversos problemas mentais, pelos quais essas pessoas passam. Além disso, suas causas, sintomas – entre várias outras questões – também são mencionadas, assim como o incentivo à adoção de hábitos mais saudáveis e a busca por ajuda profissional.
A nova realidade que a pandemia trouxe
Atualmente, apesar dos eventos estarem paralisados, a pressão em cima dos DJs – para continuarem na ativa, produzirem, entregarem conteúdo de qualidade – se manteve. E, mesmo produzindo, ainda existem duras críticas em cima dos trabalhos que são feitos.
A produção de novas tracks e essa adaptação tão rápida à uma realidade nova podem ser desafiadoras para muitas pessoas. Gera ansiedade e insegurança.
Em Agosto do ano passado, a Pioneer lançou um documentário que retrata como tem sido a relação da indústria da música eletrônica com a pandemia. Com o título “Distant Dancefloors: COVID-19 and the Electronic Music Industry”, ele conta com a participação de grandes nomes como Honey Dijon, Eats Everything, Rebuke, entre outros.
O documentário pode ser assistido a seguir, ou no próprio YouTube.
“Avicii: True Stories”
Finalizamos a matéria com uma indicação extremamente necessária – não só para quem vive no universo da música eletrônica, como para qualquer pessoa: “Avicii: True Stories”.
O documentário mostra, de perto, como era o dia-a-dia de Avicii, indo na contramão do imaginário comum de que a vida de um DJ famoso é feita unicamente de fama, glamour e conforto. Nem tudo são “mil maravilhas”, e nesse documentário fica evidente o quanto o ritmo acelerado da rotina de Tim teve impactos profundos sobre sua saúde mental.
Confira a seguir o trailer do documentário!
Por fim, fica aqui o lembrete do Portal B2B para todas as pessoas, leitores, DJs, amantes da música eletrônica: cuidemos de nós mesmos, e cuidemos uns dos outros.
Nossa saúde mental e física deve, sempre, ser prioridade. Encontre seu equilíbrio. Não se deixe de lado!