A IMPORTÂNCIA DOS SINTETIZADORES NO SURGIMENTO DA MÚSICA ELETRÔNICA

18/10/2021

Especificar o momento em que acontece o surgimento da música na história é algo, pelo menos por enquanto, completamente incerto. Contudo, pode-se inferir que o ser humano, a partir de fragmentos históricos encontrados ao longo do tempo, tais como as artes rupestres que ficaram gravadas nas paredes das cavernas, utiliza a música como uma das mais diversas formas de comunicação desde os primórdios, principalmente em rituais sagrados. 

Isso pode ser reafirmado com base na própria etimologia da palavra música, que retoma um contexto que relaciona a prática da música ao sagrado. De acordo com alguns estudiosos do tema, a palavra nasceu na Grécia, onde “Mousikê” significava “A Arte das Musas”, abrangendo também a poesia e a dança. As musas na Grécia Antiga são potências religiosas que inspiram os poetas. Habitantes do Olimpo, elas estão presentes em toda parte e tudo sabem: conhecem o presente, o passado e o futuro. 

O surgimento de aparatos tecnológicos revolucionou as relações humanas em praticamente todos os âmbitos. No âmbito musical, por exemplo, o uso de novas tecnologias foi de suma importância para a concepção de um novo gênero: a Música Eletrônica.  O termo foi utilizado pela primeira vez por Werner Meyer-Eppler e Herbert Eimert para definir experimentações realizadas por eles no estúdio da Nordwestdeutscher Rundfunk, por volta da década de 1950.  

A nomenclatura, como conhecemos atualmente, começou a ser discutida e difundida apenas na transição das décadas de 1970 e 1980. Contudo, tudo isso só foi possível devido à invenção de determinados dispositivos tecnológicos, tais como o fonógrafo, o telefone, o rádio, a fita magnética e a própria eletricidade. Anteriormente a esses períodos, no final da década de 1940, o surgimento da Música Concreta (Musique Concrète) possibilitou, posteriormente, o surgimento da música eletrônica como conhecemos. Esse movimento foi conhecido pelos experimentos realizados por Pierre Schaeffer, com a colaboração de Pierre Henry, através da gravação, manipulação e combinação de partes (samples) de fitas magnéticas com os mais diversos sons e ruídos. Esse procedimento é tido como uma base para toda a música eletrônica da atualidade. 

O contínuo avanço da tecnologia possibilitou o surgimento dos sintetizadores, que foi uma das grandes revoluções da história da música eletrônica. O primeiro sintetizador foi desenvolvido por Harry Olson e Herbert Belar, em 1959, na Universidade de Columbia-Princeton. Os modelos desenvolvidos por Robert Moog, Donald Buchla, Paolo Kettof, Peter Zinovieff e Tristram Cary mudaram por completo a maneira de se produzir música eletrônica a partir da década de 1960. O Moog, desenvolvido por Robert Moog, é um dos mais conhecidos e utilizados sintetizadores populares até os dias de hoje. Dos sintetizadores desenvolvidos pelos inventores citados anteriormente o Moog seria o único a ser produzido em série. 

Um sintetizador é um instrumento musical eletrônico projetado para produzir sons gerados através da manipulação direta de correntes elétricas (sintetizadores analógicos), leitura de dados contidos numa memória (sintetizadores digitais), ou manipulação matemática de valores discretos com o uso de tecnologia digital incluindo computadores (modulação física) ou uma combinação de diversos métodos. No estágio final, as correntes elétricas são usadas para causar vibrações no diafragma de caixas de som, fones de ouvido, etc. O som sintetizado é diferente da gravação de um som natural, onde a energia mecânica da onda sonora é transformada em um sinal que então é convertido de volta à energia mecânica quando tocado, embora o método de amostragem mascare esta distinção.

Com a popularização dos sintetizadores, inúmeras bandas desse período começaram a utilizá-los em suas produções. O cinema, a televisão e outros produtos comerciais que exploravam, de alguma maneira, o som, começaram também a fazer uso dos sintetizadores. Na história da música eletrônica, destaca-se um grupo musical especifico: Kraftwerk. Ao utilizar o sintetizador de maneira diferenciada e única, o grupo Kraftwerk abriu as portas para a criação e para a exploração de um novo gênero na história da música eletrônica: a Música Eletrônica de pista. Kraftwerk são os precursores da música eletrônica como conhecemos. A partir do surgimento do grupo na década de 1970, diversos gêneros e sub-gêneros da então Música Eletrônica foram sendo difundidos e disseminados.

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autor:

Amante das CDJs, viciado em música eletrônica. Vive sua paixão 24 horas por dia, 7 dias por semana e, quando quer relaxar, escreve sobre o que mais ama.