O coletivo B-Club é um projeto de música eletrônica que nasceu no ano de 2017 na cidade de Belo horizonte. Inspirado na cultura Club europeia tem como proposta elevar a cena underground e independente na capital mineira.
Idealizado por Faber Dryós e Alex Contri o projeto passou por todos os cantos da cidade, realizando eventos e abrindo espaço para vários DJs apresentarem seus trabalhos. O coletivo realiza atividades conectadas à “música fora da caixa” e o seu principal projeto é o evento Lado B!


Lado B
O Lado B nasceu como uma proposta intimista, um evento organizado às sextas-feiras no Bar Santa, que era localizado no Santa Tereza. Evento este que valoriza a arte da música underground, daí o nome do projeto. A ideia era criar um espaço para novas propostas musicais, proporcionando um ambiente acolhedor e espontâneo, totalmente voltado às artes e à música.
Atualmente o Lado B é um evento onde encontra-se artistas de altíssima qualidade, com identidades musicais muito diferenciadas das que a grande massa está acostumada.

No percorrer dessa estrada vários foram os integrantes que contribuíram de alguma forma para a evolução e continuidade do projeto, sendo que em 2019 Diego “Digbaker” Lima ingressou como integrante do coletivo.
Com o início da pandemia e sem poder dar continuidade com o Lado B, o coletivo deu vida ao “B-Club Mídia”, que começou no quintal de casa convidando um DJ por semana para transmitir seu set ao vivo nos canais online. Depois vieram algumas gravações em locais inusitados. A ideia era difundir o nome destes locais, na tentativa de colaborar para manter seu funcionamento, comprometido pelas medidas sanitárias restritivas. Passados um ano e meio de pandemia e com a abertura parcial das atividades artísticas, os membros do coletivo iniciaram o projeto B-Club Afternoon, que veio de uma necessidade em adaptar os sons aos ambientes: com uma proposta de evento mais suave, porém não menos underground, o trabalho era manter a essência e adaptar ao estilo de eventos “sunset”.
No ano seguinte em 2021 logo no começo, o B-Club teve a inclusão de mais duas peças-chaves para sua formação. Os DJs Du e Zayah foram a bola da vez e deram sangue novo para o projeto independente. Com um conhecimento musical e uma predisposição diferenciados os dois somam até os dias de hoje com um trabalho e músicas de qualidade.
O último reforço a chegar no projeto foi o Produtor João Henrique “Branco”. Apaixonado com a música underground, Branco veio dar o suporte que faltava ao coletivo. Além de bom gosto musical, traz uma grande experiência em difundir bons conteúdos.
O coletivo B-Club preza pela pluralidade de gêneros musicais, o objetivo é mostrar a cultura underground definida como um grande conjunto de práticas e identidades unidas pela intenção de se colocar em antítese à cultura popular/comercial, mostrando que o desconhecido também é bom! Os gêneros que têm mais força nas pistas dessa turma são o House Music e o Techno.