São duas profissões que estão atreladas uma à outra, porém, ao mesmo tempo, diferentes. Não necessariamente, um produtor musical precisa ser um DJ e nem todo DJ precisa ser um produtor musical.
Muitos DJs não produzem suas próprias músicas, e também há muitos produtores que não atuam como DJ, mas o conhecimento da distinção entre as duas profissões é muito importante para quem sonha em ingressar, tanto como DJ, quanto para produção musical, sendo que ambas as carreiras levam muita prática, horas de estudos, erros, acertos, tentativas e muita ansiedade.
O produtor musical é uma espécie de “banda de um homem só”. Ele é o profissional encarregado da criação da música do zero, normalmente através de um software (programa de computador em que se manipula um loop de percussão, a melodia, o vocal, as batidas… Elementos que dão vida à música). Atualmente, o software de criação musical mais conhecido pelos produtores e, talvez o mais utilizado, é o Ableton Live. Este programa é usado tanto para performances ao vivo, quanto como um programa de composição e arranjos. O software oferece ferramentas de grande qualidade para produção musical, encontrando-se nele uma vasta gama de funcionalidades e uma enorme facilidade de uso.

O DJ, por sua vez, é um artista profissional que trabalha com performances ao vivo, fazendo a mixagem das músicas e as inserindo em um contexto que faça sentido. Ele atua adaptando-as a diferentes ocasiões, realizando sempre boas transições entre cada track e buscando, em cada música, não apenas uma forma de entretenimento, mas também conforto, paixão, lembranças e tantos outros sentimentos nostálgicos que levam o público ao delírio.

Muitos profissionais atuam das duas formas. Na verdade, num mercado competitivo como o atual, talvez seja obrigatório que, para que um DJ atinja mais reconhecimento na carreira, também tenha que elaborar suas próprias produções. Se você quiser ser apenas DJ, sem problemas, mas saiba que o mercado atual valoriza mais aqueles que produzem suas próprias músicas. Os maiores DJs do mundo produzem suas próprias tracks, é um caminho natural nessa profissão.

Sendo assim, para quem quer iniciar uma carreira de DJ e conquistar reconhecimento, é bom conhecer bem ambas as áreas. Mas, também é extremamente importante que o DJ comece a produzir, pois, é muito difícil de encontrar um espaço na cena eletrônica atual, sem produções autorias. São suas próprias produções musicais que alavancarão o seu nome na cena e consequentemente trarão uma maior solidez na sua carreira, fazendo com que se torne um profissional mais amplo e completo, e que, certamente, vai trazer mais oportunidades para tocar em grandes eventos.