Hoje em dia, o que mais vemos na internet é uma quantidade infinita de novos conteúdos disponibilizados, dia após dia. É tanto material que dá até pra se perder um pouco, não é mesmo?! Por isso – para facilitar a vida dos nossos queridos leitores – o Portal B2B reuniu, em um lugar, vários documentários e filmes, sobre temas voltados para a cena eletrônica, que valem a pena ser assistidos!
São conteúdos muito interessantes para você que, assim como nós, é um amante assíduo do universo da música eletrônica!

1) ABSTRACT: THE ART OF DESIGN – ES DEVLIN: CENÓGRAFA (NETFLIX)
Série | 42min (2017)
A série documental inteira, disponível no Netflix, é interessantíssima! Em cada episódio eles entrevistam um profissional de renome, das diversas áreas do Design. O destaque vai para o episódio sobre cenografia, que conta com Es Devlin.
Es é a cenógrafa responsável por palcos famosíssimos, de cair o queixo, ao redor do mundo. Beyoncé, Kanye West, Adele, U2 e The Weeknd são alguns dos vários artistas que já trabalharam com ela. Seus projetos são extremamente criativos, repletos de elementos tecnológicos e alguns são feitos em escalas gigantescas. Vale a pena conhecer!

2) PUMP THE VOLUME: A HISTORY OF HOUSE MUSIC (YOUTUBE)
Documentário | 2h 15min (2001)
O documentário produzido pelo Channel 4 (UK), conta a história da House Music desde os primórdios, em Chicago, até a explosão que tevem, ao chegar na Europa.
É um documentário riquíssimo em conteúdo e entrevistas, quase obrigatório para os fãs da música eletrônica!
Ele está disponível no YouTube – subdividido em 20 episódios – ou pode ser assistido integralmente, através desse link.
3)WHAT WE STARTED (NETFLIX) DOCUMENTÁRIO | 1H 35MIN
Documentário | 1h 35min (2017)
Com a presença de Carl Cox, Martin Garrix, David Guetta, Tiesto, entre outros nomes, o documentário produzido por Bert Marcus Productions e dirigido por Marcus e Cyrus Saidi conta a história da dance music até os dias atuais.
O elenco de peso, que o documentário possuí, divide um pouco da sua experiência e visão, sobre a cena eletrônica ao longo dos anos. Além disso, os DJs compartilham um pouco da vivência que adquiriram, e filmagens exclusivas de suas trajetórias – desde o início da carreira – são exibidas.

4) PSY TRANCE: A WAY OF LIFE (YOUTUBE)
Documentário | 22min
Um documentário que traz entrevistas com nomes icônicos do Psytrance, transmitindo um pouco da essência do gênero e do sentimento único que ele causa na pista.
Conta com a participação de DJs veteranos na cena – como Raja Ram, Chicago e Ajja. Além disso, ele mostra festas que foram filmadas em lugares onde a cultura do Psy Trance também é vivida de forma intensa – Goa, Ibiza, Israel e Hungria.
5) QUANDO ELAS TOCAM (GLOBOPLAY)
Série documental | 6 episódios (2019)
Em cada um dos 6 episódios, a série aborda a história de uma DJ – tanto de música eletrônica, quanto do hip-hop. Eles acompanham um pouco do dia-a-dia de cada uma, bastidores dos shows e, cada uma delas divide um pouco de suas vivências, trajetórias, visões sobre a cena e os desafios de ser mulher nessa profissão.
Eli Iwasa e Groove Delight são algumas das DJs que fazem parte da série.

6) PARAÍSOS ARTIFICIAIS (GLOBOPLAY)
Filme | 1h 35min (2012)
O filme conta a história de Érika, uma DJ que vem trilhando seu caminho na cena eletrônica, e que junto com sua amiga – Lara – vai a um festival de música eletrônica. Lá, elas conhecem Nando, e o enredo se desenrola a partir desses três personagens principais e das experiências por quais eles passam. Ele traz à tona a temática do mundo das raves, e aborda temas que envolvem as vivências do público, drogas e os acasos da vida.
O festival que o filme retrata foi inspirado no Universo Paralello, então é bem interessante assistir as semelhanças e a fidelidade com que o cenário foi representado – além de contar com cenas internacionais também, gravadas em Amsterdam.


7) THIS WAS TOMORROW (YOUTUBE MOVIES)
Documentário | 1h 17min (2015)
O documentário imerge o público no incrível mundo que só o Tomorrowland é capaz de criar. Em comemoração à sua 10ª edição na Bélgica – somado à edição no Brasil, que rolou em 2015 e foi um sucesso – o festival gravou diversos materiais que transmitem, um pouco, do que é viver essa experiência.
Ele mostra a evolução do festival, desde sua primeira edição até chegar nas proporções que tem hoje, e retrata o amor que os fãs possuem pelo Tomorrowland. O documentário conta ainda com as ilustres participações de DJs como David Guetta, Armin van Buuren, Steve Angello, Steve Aoki, Pete Tong e Dimitri Vegas & Like Mike.

8) AVICII: TRUE STORIES (NÃO LANÇADO OFICIALMENTE NO BRASIL)
Documentário | 2h 19min (2017)
á adianto que é um documentário extremamente necessário de ser assistido, por todos que estão envolvidos no meio da música eletrônica!
Ele mostra, de perto, como era a agitada carreira do DJ Avicii – desde quando Tim era apenas um adolescente, apaixonado por música, até sua rápida ascensão ao mundial Top 100, da DJ Magazine. Ele também traz a tona temas delicados, como a exaustão mental, a pressão constante em cima dos DJs, uso excessivo de drogas e um ritmo insustentável de vida, são colocados em pauta.
Além disso, ele divide um pouco do dia-a-dia de Avicii, e qual era sua opinião a respeito de tudo que vivia. É um documentário que gera profundas reflexões a respeito da realidade na qual DJs, e a cena eletrônica como um todo, estão inseridos.
O único ponto negativo é que é um documentário não tão fácil de ser localizado para assistir, mas vale a pena pesquisar mais a fundo!
9) SWEDISH HOUSE MAFIA: LEAVE THE WORLD BEHIND (DVD)
Documentário | 1h 35min (2014)
Assim como o documentário anterior, esse também não é lá dos mais fáceis de se achar online. Apesar disso, é possível achar o DVD para comprar em sites como Mercado Livre e Americanas.
Porém, todo esforço é recompensado, pois o documentário narra a os últimos anos de um dos maiores projetos da história da EDM, Swedish House Mafia.
Com duas indicações ao Grammy, 253 shows ao redor do mundo e vários hinos e clássicos na música eletrônica, o trio composto por Axwell, Steve Angello e Sebastian Ingrosso, anunciou uma pausa na carreira por tempo indeterminado. O documentário mostra detalhes da “One Last Tour”, a relação conturbada de seus integrantes no final do projeto e imagens exclusivas da rotinas dos últimos astros do rock da EDM.
10) O BARATO DE IACANGA (NETFLIX)
Documentário | 1h 33min (2019)
O documentário retrata os bastidores do Festival de Águas Claras, o “Woodstock Brasileiro” – um marcante festival alternativo ao ar livre, de música brasileira, que aconteceu no interior de São Paulo. Foram 4 edições, entre as décadas de 70 e 80, que subverteram o clima pacato da pequena cidade de Iacanga, em pleno período de ditadura militar, pelo qual o país vivia.
É super interessante ver a semelhança do Festival de Águas Claras – do público e da ideologia que ele carregava consigo – com os festivais de música eletrônica que rolam hoje em dia. Vale a pena conhecer um pouco da história musical do Brasil, e se orgulhar da cultura que temos aqui!
+ BÔNUS – FYRE FESTIVAL: FIASCO NO CARIBE (NETFLIX)
Documentário | 1h 37min (2019)
Por fim, um bônus para finalizar nossa lista de documentários e filmes.
O documentário retrata a – infeliz – experiência que foi o Fyre Festival, anunciado para acontecer na paradisíaca ilha de Great Exuma, nas Bahamas, em 2017. O festival de luxo foi amplamente divulgado por pessoas famosas, propagandas incríveis circulavam e até mesmo alguns nomes do line up do evento já tinham sido confirmados – Blink 182, Major Lazer etc. Os pacotes para o festival chegavam a custar (pasmem!) até US$ 100 mil, com promessas incríveis para o público.
E o desfecho, como o próprio título diz, foi um fiasco! Mas só vendo para entender a magnitude das coisas que rolaram. Um ótimo exemplo do que não fazer na hora de produzir um evento!


E aí, já assistiu ou pretende assistir algum deles?
Conta pra gente lá no Instagram!
Já aproveita e siga o Portal B2B pra ficar por dentro das melhores notícias do universo da música eletrônica!