É uma prática que vem se tornando cada vez mais comum o artista pedir para que seja feito o “pré-save” do seu próximo lançamento, seja ele uma track, um álbum ou um EP. Geralmente este apelo é feito ao público como um pedido de ajuda e muitos podem pensar: Mas se a música vai ser lançada em breve de qualquer forma, qual a importância de se realizar o pré-save?
O pré-save é uma estratégia de lançamento que tem o propósito de salvar as músicas antes de serem oficialmente lançadas nas bibliotecas virtuais das variadas plataformas existentes (Spotify, Apple Music, Deezer, Amazon etc). Ele assegura que o trabalho do artista receba a devida visibilidade quando for lançado, pois já será automaticamente adicionado na biblioteca ou playlist selecionada pelo fã.

Portanto, quando uma música recebe muitos pré-saves, a plataforma entende que aquela track assim que sair vai causar uma grande repercussão. O interesse por escutar a sua versão completa é grande e o algoritmo entende que entregar ela para um público maior como um bom investimento do “que as pessoas querem ouvir”.
Cabe ao artista orquestrar e esquematizar uma campanha da melhor forma de divulgar essa função para quem acompanha seu trabalho. Deve-se tomar o cuidado para não começar a pedir para que sua fanbase faça o pré-save com muuuitos dias de antecedência, para que não fique um assunto maçante e repetitivo. Da mesma forma, não deve-se deixar para pedir que se faça o pré-save em cima da hora, porque muitas pessoas tendem a postergar isso por alguns dias.

Sendo assim, faça o máximo de pré-saves que puder! O artista coloca toda sua alma em seu trabalho e o quantidade de plays que ela vai alcançar fará todo resultado na sua vida. Então quanto mais o algoritmo entender a relevância daquele dj para o mundo, mais o mundo o conhecerá! Isso sem contar a oportunidade única de escutar pela primeira vez àquela música que você estava esperando a tanto tempo, em primeira mão.