Livros imperdíveis sobre o universo da música eletrônica

25/05/2021

O Portal B2B selecionou vários livros imperdíveis, que tratam de assuntos diversos, que giram em torno da música e da criatividade. Portanto, se você é um artista da cena eletrônica, ou nutre uma paixão genuína por esse universo tão curioso e interessante, está no lugar certo! 

Confira a seguir o que a gente separou para vocês.

MEB: A História da Música Eletrônica Brasileira

Eric Marke | 2017

O livro traz um quadro completo, a respeito da música eletrônica no Brasil. Desde os seus primórdios – em torno de 1930 –, passando por décadas marcantes como as de 80 e 90, até os dias atuais.

Engloba nomes que fizeram (e fazem) a diferença na cena, estilos musicais, tendências, instrumentos, técnicas… enfim! Tudo o que se possa imaginar sobre a música eletrônica brasileira.

Ele conta ainda com várias biografias ilustradas dos principais personagens e artistas que fazem parte dessa história incrível, que perdura até hoje e é a nossa paixão!

ROUBE COMO UM ARTISTA: 10 DICAS SOBRE CRIATIVIDADE ​

Austin Kleon | 2013

Um livro super interessante, que faz com que a gente abra de vez a caixinha, quando o assunto é a criatividade. Ele foi baseado em uma palestra feita pelo autor na Universidade do Estado de Nova York, que viralizou na internet (e você pode assisti-la logo aqui).

Com muito bom humor, ilustrações e, claro, criatividade, o autor nos dá dicas valiosas de como se manter criativo, na era digital, e sobre a importância de ter uma maleta mental, de referências e inspirações, sempre em dia e bem cuidada.

Ondas Tropicais: Biografia da Primeira Dj do Brasil – Sonia Abreu

Claudia Assef, Alexandre de Melo | 2017

O livro conta a história da vida e da carreira de Sônia Abreu, considerada a primeira DJ mulher do Brasil. Sua trajetória como DJ começou em 1964, aos 13 anos, e durou por várias décadas – até meados de 2019, quando Sônia teve complicações por uma doença generativa e veio a falecer.

“Ondas Tropicais” faz referência ao ônibus criado pela DJ, que recebia o mesmo nome, e circulava pelas ruas de São Paulo como uma espécie de rádio móvel. Vale lembrar que isso tudo se passava na década de 80, o visionarismo da mente de Sônia sempre esteve presente. Uma verdadeira aula, que anda lado a lado com a história da música eletrônica no Brasil.

Festa Infinita: O Entorpecente Mundo das Raves

Tomás Chiaverini | 2009

Compartilhando vivências pessoais dos eventos, juntamente com entrevistas e dados, o autor Tomás Chiaverini nos apresenta um curioso estudo sobre o universo das raves, e todos os elementos que englobam um cenário que atrai cada vez mais público no Brasil.

Tomás acompanhou de perto viagens que DJs fazem para tocar nas festas, viajou para o interior de Góias e passou uma semana acampado em um dos maiores festivais do país, além de ter viajado também para a Bahia, na montagem do Universo Paralello.

É interessante entender o panorama geral das raves no Brasil, e ler sobre um relato aprofundado que um jornalista teve a respeito de tudo – tanto os pontos positivos, quanto negativos.

How to DJ right: The Art and Science of Playing Records (2003)

Frank Broughton, Bill Brewster | 2003

O livro, em inglês, foi lançado em 2003 e têm conteúdo técnico para DJs de todos os níveis – tudo isso abordado com muito humor, de forma leve e objetiva – além de conter algumas dicas que valem ouro!

Por ser um livro mais antigo, ele contém materiais sobre técnicas e conceitos que, hoje em dia, podem estar um pouco antiquados. Por isso, ler com senso crítico é essencial!

De qualquer forma, com maturidade e atenção, ele nos fornece uma boa dose de conhecimentos sobre diversos temas, pra quem é DJ ou deseja ser. 

Todo DJ Já Sambou

 Claudia Assef | 2003

Um panorama histórico, da história do disc-jóquei no Brasil – riquíssimo, diga-se de passagem. 

A primeira edição foi escrita em 2003 mas, em 2017, ela foi expandida e atualizada. Novos artistas – como Alok, Vintage Cultura e Anna – foram adicionados às páginas do livro, o forte eixo das festas independentes de SP foi adicionado – Mamba Negra e Capslock – e muito mais.

A obra como um todo traz diversas informações de como a música eletrônica foi ganhando espaço no país, desde seus primórdios até os dias atuais. Ele trata sobre a cultura clubber, músicas dançantes (sejam elas samba-rock, techno etc), e traz figuras icônicas para a cena eletrônica do Brasil – como Osvaldo Pereira, considerado o primeiro DJ do país

O BARULHO DA LUA – A HISTÓRIA DO DJ ANDERSON NOISE

 Claudia Assef | 2019

Outra obra imperdível, escrita pela jornalista Claudia Assef!

Dessa vez ela compartilha um pouco da história do DJ belorizontino, Anderson Noise, ao longo dos seus mais de 30 anos de carreira na música. Nascido em uma família humilde, de BH, Noise se tornou um dos nomes mais relevantes no cenário eletrônico brasileiro, e coleciona momentos marcantes, além de uma história pra lá de inspiradora.  

Por meio de depoimentos e fotografias, a carreira do DJ e a evolução da cena eletrônica mineira vão sendo traçados – levando em consideração o quanto essas duas trajetórias conversam entre si. 

Last Night a DJ Saved My Life

Bill Brewster | 1999

A cultura clubber é aprofundada pelos jornalistas ingleses – Brewster e Broughton – nesse livro, que é referência para DJs e amantes da música eletrônica. 

Ele foi escrito na década de 1990, na cidade de Nova York, e conta um pouco da evolução da música eletrônica. Além de escritores, os autores do livro também são apaixonados pelo gênero musical, e o incentivo para escrever “Last Night a DJ saved my Life” foi justamente a vontade de compartilhar tantas histórias e trajetórias incríveis, que o universo eletrônico possui. 

Além disso, a obra conta com entrevistas, dados históricos – desde a invenção do fonógrafo, criado por Thomas Edison, até a inauguração do primeiro clube, que se tem notícias. 

O nome do livro foi inspirado pela icônica música, de 1982, do grupo Indeep – e se você jogava “Grand Theft Auto: Vice City”, possivelmente escutou ela em uma das rádios do jogo. 

E aí, gostou do conteúdo?

Conta pra gente o que achou lá no nosso Instagram!

Já aproveita e segue a gente também pra ficar por dentro das melhores notícias do universo da música eletrônica!

compartilhe!

autor: