Aprenda a lucrar vendendo ingressos para eventos

11/01/2022

No ramo dos eventos, o comissário é aquele que trabalha na equipe de promoção, desempenhando papel comercial, sendo um representante na venda de ingressos e sendo remunerado através de comissões variadas. Também pode ser chamado de promoter.

Como dito acima, basicamente a sua principal função é a de vender ingressos, mas também é responsável por fazer o elo entre os clientes e a festa fornecendo informações, tirando dúvidas e prestando suporte quando necessário.

Os comissários possuem um enorme potencial de influência no mercado de eventos e devem ser considerados como uma ferramenta comercial importantíssima para o sucesso dos mesmos. Em resumo o comissário é um profissional autônomo que presta serviço para produtores de eventos em troca de comissões.

COMO FUNCIONAM AS COMISSÕES?

Depende muito, cada evento trabalha de uma forma, mas vamos citar os principais exemplos:

Comissão por cortesia:

A remuneração se dá através de cortesias que podem ser vendidas na véspera do evento para transformar o lucro em dinheiro. As metas mais comuns para esse tipo de remuneração são:

15/1 – Vende 15 ingressos para ganhar uma cortesia.
12/1 – Vende 12 ingressos para ganhar uma cortesia.
10/1 – Vende 10 ingressos para ganhar uma cortesia.
15/2 – Vende 15 ingressos para ganhar duas cortesias.

Cortesia é um ingresso do evento que pode ser vendido para ser transformado em dinheiro. Lembrando que a remuneração pode variar entre setores e gênero.

Comissão em dinheiro por ingresso vendido:

A remuneração se dá através de um valor pré estabelecido por venda de ingresso.

Exemplo:

R$5,00 por ingresso vendido.
R$10,00 por ingresso vendido.

Comissão em percentual de vendas

A remuneração se dá através do percentual sob a soma de todas as vendas que você realizou.

Exemplo:

10% sob as vendas
15% sob as vendas

Condição para aniversariante

Alguns eventos costumam oferecer uma condição especial para aniversariantes do mês da festa ou de um período próximo a ela.

Normalmente as vendas do aniversariante são contabilizadas na contagem de vendas do comissário, sendo assim, esta pode ser uma excelente estratégia de vendas.

Uma ótima maneira de conseguir aniversariantes é procurar no Facebook. A rede social que para muitos está morta, ainda fornece algumas ferramentas que são de extrema utilidade para quem trabalha com eventos.

Outra forma de conseguir aniversariantes é procurá-los através de postagens no Instagram ou através do ciclo de amigos.

METAS

Agora que você já entendeu como funciona as remunerações vamos explicar o mais importante para àqueles que desejam faturar uma graninha:

A meta é como um fator multiplicador de resultados. Quanto mais você vender, melhor ficará a sua remuneração.

Vamos ao resumo:

Considere a condição de vendas de uma festa “XX”

15/1 – Até 15 ingressos vendidos (Condição inicial)
10/1 – Acima de 30 ingressos vendidos (1ª Meta de vendas)
15/2 – Acima de 60 Ingressos vendidos (2ª Meta de vendas)

Se o comissário bater a meta de 60 ingressos vendidos, ele receberá a cada 15 ingressos vendidos: Duas cortesias.

Por este motivo é fundamental montar uma equipe para te ajudar a bater as melhores metas.

FORMANDO UMA EQUIPE

Levando em consideração que você já trabalhou com alguns eventos e já tem experiência suficiente para coordenar uma equipe, você pode criar o seu grupo de vendas.

O lado bom é que o seu grupo vai te ajudar a bater as metas mais altas e lucrar mais.

Veja um exemplo:

Vamos supor que você tem uma equipe com 4 pessoas. Considerando a condição que citamos anteriormente como exemplo, imagine que cada um da sua equipe venda 15 ingressos.

No total a sua equipe vendeu 60 ingressos e com isso atingiu a meta mais alta.

Sendo assim, você vai receber 8 Cortesias, mas só precisa gastar 4 delas para remunerar a sua equipe. Desta forma, sobrarão 4 cortesias de lucro para você.

Isso sem contar a suas próprias vendas. Vamos supor que você tenha vendido mais 30 ingressos, elevando assim a contagem da sua equipe para 90 vendas:

A sua remuneração total seria de 12 Cortesias, tira 4 para pagar a equipe e sobra 8 pra você.

Uma maravilha, não é mesmo?!

Mas não pense que formar equipe seja algo simples!

Você precisa fornecer suporte para a sua equipe, tirar dúvidas, ensinar como se faz.

Além disso, você é responsável pelas ações dos membros da sua equipe. Por isso tenha bastante responsabilidade e critério ao escolher quem fará parte da sua equipe!

CONTROLE E ORGANIZAÇÃO

Assim como qualquer outra atividade autônoma, vender ingressos exige muita organização. O ideal é fazer uma planilha no excel para controlar as suas vendas e da sua equipe (caso tenha uma).

Antigamente, quando era comum a comercialização de ingressos físicos, a organização se mostrava mais importante ainda, porque envolvia controle de estoque e fluxo de caixa.

Hoje em dia é muito raro uma festa fornecer ingressos físicos. Atualmente, o comum é a venda de ingressos sem taxa pelo PIX. Muito mais fácil e prático porque o comissário não precisa entregar o ingresso para a pessoa. Com isso, ele economiza tempo e dinheiro com custos logísticos.

LISTA DE TRANSMISSÃO

lista de transmissão é a ferramenta mais comum utilizada atualmente para vender ingressos.

O ideal é sempre ir salvando os contatos das pessoas que entram em contato com você para futuramente fazer novas vendas para elas. É importante ressaltar que para a cliente receber a sua mensagem, ele precisa ter o seu contato salvo. Então certifique-se sempre de recomendar a pessoa para salvar seu contato para receber as novidades.

Você precisa tomar cuidado para não fazer SPAM excessivamente. Ninguém gosta de ficar recebendo mensagens de propaganda massivamente e ao tempo todo. Então seja inteligente e planeje suas transmissões, dando um período considerável de pausa entre uma e outra. Não seja cansativo!

DICA PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO

Educação e cordialidade: Para formar uma cartela de clientes fiéis você precisa atendê-los bem. Isso significa estar sempre disponível e disposto a ajudar mesmo que você não ganhe nada em troca.

Haverá momentos em que as pessoas vão te perguntar informações sobre eventos que você nem está envolvido, mas se você quer aumentar o vínculo com o cliente, o ideal é que você atenda as necessidades dele mesmo quando não houver retorno imediato. Lembre-se sempre que se o cliente ver em você um profissional atencioso, ele sempre te dará preferência. Isso é muito importante porque o mercado é muito competitivo.

Seja uma referência: se você acabou de começar a vender ingressos, faça questão de que todos saibam disso. Avise seus amigos e familiares, e sempre que conhecer pessoas novas também faça isso. Você vai agradecer por não perder vendas de pessoas próximas que comprariam direto da festa por não saber que você está vendendo.

Clique aqui para saber mais.

E aí, gostou do conteúdo?

Conta pra gente o que achou lá no nosso Instagram!

Já aproveita e segue a gente também pra ficar por dentro das melhores notícias do universo da música eletrônica!

compartilhe!

autor:

Mineiro apaixonado por música eletrônica que decidiu se aventurar pelos caminhos da comunicação em busca do desenvolvimento da cena na capital mineira!