O poder da cenografia em eventos de música eletrônica

14/04/2021

Sabe aquela festa que fica guardada na memória, e acaba virando uma história super bacana de se contar para as pessoas? Muito provavelmente a cenografia e as experiências propostas no evento estão envolvidas, para que essa memória seja criada! (Claro, existem muitas outras questões importantes, como organização, estruturação do evento, etc. Ainda sim, aquele palco incrível, ou aquela foto tirada em um cenário único, sem dúvidas, ficam guardadinhos num lugar bem especial nas lembranças).

Afinal, criamos memórias afetivas – através de todos os sentidos que possuímos – e são através dessas memórias que se cria a conexão entre público e evento.  

Atualmente, no Brasil, cada vez mais os festivais/festas da cena eletrônica têm investido uma atenção considerável à cenografia do evento e à experiência positiva que o público levará para casa.

Internacionalmente, essa realidade já é bem estruturada – quase uma regra obrigatória para que se tenha um evento de sucesso. Diversos festivais conseguem imergir completamente o público no storytelling proposto – seja através da música, de intervenções artísticas, experiências, música, ou tudo isso junto!

Conheça a seguir alguns eventos – nacionais e internacionais – que valem a pena ser mencionados, quando falamos da cenografia criada e do carinho que os frequentadores desenvolvem por eles. 

Tomorrowland

Impossível falar de cenografia sem citar o icônico festival, Tomorrowland. Desde a compra do ingresso, até o dia do festival em si, o público é conquistado pela riqueza e magia dos detalhes, que compõem cada etapa e espaço do evento. Cada edição gira em torno de um storytelling diferente, o que às tornam únicas e cheias de identidade!

Até mesmo as acomodações, áreas de camping e instalações da Tomorrowland conversam com o tema da festa e com a atmosfera que o festival se propõe a criar para o público. Mesmo na hora de descansar, as pessoas ainda continuam vivendo a experiência do evento

Boom Festival

O renomado festival internacional de música e cultura, Boom, acontece em Portugal a cada dois anos. Famoso pela riqueza artística que ele possui – um mix de música, pintura, escultura, videoarte, cinema, instalações e teatro – e pela relação respeitosa que ele prega, entre homem e natureza, o Boom é outro nome de peso quando tratamos da cenografia e experiência que o público vive.

No Boom, as instalações são feitas em materiais orgânicos, e são projetadas para que o público as use de diversas formas – essa interatividade torna o espaço mais divertido e livre, ao ser utilizado. Além disso, as tendas incríveis criadas para as pistas do festival, ao longo das edições, são referências no mundo todo. 

Electric Forest

O Electric Forest é outro exemplo de festival que possui uma decoração marcante, que causa imersão do público na atmosfera do evento.

Ele acontece no estado de Michigan, nos E.U.A., em uma área com muitas árvores que complementam perfeitamente a atmosfera que o festival deseja criar. Eles se aproveitam desse espaço arborizado para pendurar as decorações, criar passagens e proporcionar um ambiente agradável e sombreado para as pessoas.

A cenografia de eventos em BH

Hoje em dia, no Brasil já é possível notar uma crescente tendência de se investir na experiência do público e na cenografia que o evento carregará consigo. Festas renomadas, como a Só Track Boa, chamam a atenção pelo design inovador dos palcos, e pelas grandes proporções em que são feitos – atrelados ao uso de tecnologias como iluminação, projeções etc. 

Uma festa que também teve um palco memorável foi o Carnaval do BEM, que aconteceu no Mineirão em 2020. O palco elaborado pela Arteficial Design foi pensando em um formato super diferente, também atrelado ao uso de LED, telões e projeções para que o efeito “uau” no público fosse completo. 

Outra referência de imersão no storytelling – e cenografia caprichada! – que acontece aqui em BH, é o Halloween nos Trilhos, da Na Sala. Até o meio de transporte para a festa – que pode ser feito através do metrô – é repleto de figuras e personagens, que remetem ao tema da edição, e tornam a experiência diferenciada, desde o primeiro contato que o público tem com ela.

No universo das raves, onde normalmente as festas acontecem ao ar livre, a iluminação, o stage design e as – famosas –  tendas, são elementos essenciais para uma festa ou festival, que agregam identidade ao evento. 

Quem aí não tem memórias boas de uma rave, que estão intimamente associadas à uma pista confortável e sombreada, com som e iluminação de qualidade, e um palco marcante?

Definitivamente, uma decoração criativa e única faz toda a diferença! 

E aí, gostou do conteúdo?

Conta pra gente o que achou lá no nosso Instagram!

Já aproveita e segue a gente também pra ficar por dentro das melhores notícias do universo da música eletrônica!

compartilhe!

autor: