Tudo que você precisa saber sobre o incrível burning man

24/08/2021

O emblemático Burning Man é referência na cena eletrônica. O evento – que não é nem considerado um festival, e sim um experimento social – atrai milhares de Burners ao redor do mundo.

E não é de se esperar algo diferente! Tamanha popularidade, sem dúvidas, é fruto da singularidade das experiências, que é possível ter ao longo dos dias. 

Apesar de ser uma vivência que, só estando lá pra saber como realmente é, o Portal B2B separou algumas informações e notícias, para ficarmos por dentro do Burning Man. Veja a seguir!

OS 10 PRINCÍPIOS DO BURNING MAN

Para entender melhor um pouco da ideologia, que a experiência do Burning Man proporciona, listamos os 10 princípios, que norteiam a cultura e comunidade que, anualmente, se recria em meio ao deserto.

Muitos Burners optam por um estilo de vida mais livre, inclusivo, colaborativo, e adotam esses princípios não só no festival. Confira a seguir quais são! 

1. Radical Inclusion (Inclusão Radical) – todos são bem-vindos no Burning Man. Todos.

2. Giftin – dedicação ao ato de presentear. Fazer algo sem esperar nada em troca.

3. Decommodification (De-comoditização) – não existe dinheiro no Burning Man. Tudo acontece através de presentes – sejam eles serviços, alimentos, ajuda, lembranças. Tudo é uma troca.

4. Radical Self-reliance (Auto confiança Radical) – incentivo ao auto descobrimento, ao exercício de si próprio.

5. Radical Self-expression (Auto expressão radical) – liberdade pra ser quem se é, e se expressar da forma que desejar.

6. Communal Effort (Esforço Comunal) – cooperação e colaboração criativa.

7. Civic Responsibility (Responsabilidade Cívica) – valorização à sociedade civil. Os membros da comunidade que organizam eventos devem assumir a responsabilidade pelo bem-estar público e se esforçar para comunicar responsabilidades cívicas aos participantes.

8. Leaving No Trace (Não deixar rastros) – respeitar o meio ambiente. Você é responsável por deixar tudo ali da maneira que encontrou.

9. Participation (Participação) – participar, se envolver na comunidade de Black Rock City

10. Immediacy (Imediatismo) – o que importa é o agora! Superação das barreiras que se interpõem entre nós e o reconhecimento de nosso eu interior. Presença.

A partir desses princípios, da pra entender um pouco do por que do que rolar ali ser tão único, né?

O FESTIVAL

O Burning Man, todo ano atraí em torno de 70 mil pessoas para o deserto de Black Rock/Nevada (EUA). Durante o período em que ele acontece, a “Black Rock City” – cidade efêmera, que abriga o Burners – vai criando forma.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Baker Beach/São Francisco (EUA), e em 1990 mudou-se, de forma definitiva, para Black Rock. Hoje em dia, é quase impossível não associar o  Burning Man com o cenário, tão característico, de um deserto.

Por fim, o detalhe mais importante é se programar e preparar antes, para ir ao Burning Man. Lá não existem barraquinhas, lojas ou dinheiro, portanto você deve levar tudo o que for precisar, para sobreviver ao longo dos dias, consigo.

CONFORTO EM UM AMBIENTE EXTREMO

Por mais incrível, que o Burning Man seja, é preciso ter em mente que ele rola em um lugar que possuí temperaturas extremas – chegando em torno dos 40ºC, de dia, e próximo à temperaturas negativas, de noite -, tempestades de areia, incidência solar constante, distâncias consideráveis a se percorrer.

Com isso, muitos Burners se utilizam de motorhomes para ir para lá, ou se juntam a camps já existentes, que fornecem uma infraestrutura mais confortável e elaborada, para se sobreviver nos dias do evento – banheiros, cozinha etc. No próprio site do Burning Man é possível ter acesso a uma lista com os campings disponíveis, em cada ano.

É importante ressaltar que cada camp é temático. Então vale tirar um tempinho para pesquisar mais sobre, e escolher um com o qual você se identifique. 

Nas áreas de camping, as únicas infraestruturas que possibilitam algum tipo de compra são o Center Camp Cafe e o Arctica – que vende gelo. Fora eles, todo o resto se dá por base de trocas. 

PVocê pode oferecer algum serviço, ou produto, comida, tempo de qualidade para as pessoas e, em troca, elas retribuem com o que puderem oferecer – o princípio do “Gifting”.Outro ponto curioso é que, por todo o evento, patrocínios, logos e propagandas são estritamente proibidos. Você não vai encontrar nomes de marca famosas, cartazes exibindo algum produto ou LED chamativos com logos, como estamos acostumados.

 

LOCOMOÇÃO

A maioria dos Burners se locomove pelo festival através de bicicletas. E é obrigatório que você ilumine o máximo possível a sua bike, para que a noite você fique visível. O próprio Burning Man oferece algumas bicicletas – as Yellow Bikes, que curiosamente são verdes – gratuitas, que você pode pegar, utilizar e deixar em algum lugar, para que o próximo use. 

Além disso, algumas pessoas ainda inovam e personalizam suas bicicletas, ou utilizam-se de outros meios de transporte – que são conhecidos como Art Cars, os únicos veículos que podem rodar pelo evento. Com isso, é possível ver uma variedade enorme, de meios de se locomover pelo deserto – desde um navio até um disco voador!

VESTUÁRIO

Claro os looks impecáveis, que o público cria, não poderiam ficar de fora!

Levando em consideração que a auto-expressão ali é extremamente bem-vinda, não é de se espantar que os vestuário dos Burners seja reflexo de toda liberdade artística e criativa, que o Burning Man possuí. 

Óculos, lenços, botas, são várias as estratégias usadas para se proteger do Sol, da poeira, e ainda sim usar uma roupa com muita identidade – afinal, em qual outro lugar do mundo as pessoas conseguem se vestir assim? 

Para finalizar, deixaremos aqui uma indicação de um set maravilhoso, que rolou na edição de 2019 (só para aumentar nossa vontade de ir, não é mesmo?)

E você, já foi ou tem vontade de ir no Burning Man? Conta pra gente lá no Instagram.

Aproveita e siga o Portal B2B para ficar por dentro das melhores notícias do mundo da música eletrônica e de grandes festivais como o Planeta Brasil em Belo Horizonte

E aí, gostou do conteúdo?

Conta pra gente o que achou lá no nosso Instagram!

Já aproveita e segue a gente também pra ficar por dentro das melhores notícias do universo da música eletrônica!

compartilhe!

autor: